Rebocadores e escavadoras estão trabalhando tentar fazer para flutuar novamente um navio de contêineres gigante que bloqueou o Canal de Suez, no Egito, uma das rotas comerciais mais movimentadas do mundo.
Os proprietários do navio de 400 m de comprimento (1312 pés) dizem que ele encalhou de lado após ser atingido por fortes ventos.
O Egito diz que reabriu o canal mais antigo do canal para desviar o tráfego, em meio a temores de que ele possa permanecer bloqueado por dias.
O incidente já criou longos congestionamentos na hidrovia, impedindo a passagem de dezenas de outras embarcações.
Cerca de 10% do comércio global passa pelo Canal de Suez, que conecta o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.
O Ever Given, registrado no Panamá, tinha como destino a cidade portuária de Rotterdam, na Holanda, vindo da China e estava passando para o norte pelo canal a caminho do Mediterrâneo.
O navio de 200 mil toneladas, construído em 2018 e operado pela empresa de transporte taiwanesa Evergreen Marine, encalhou e ficou alojado lateralmente na hidrovia por volta das 07:40 hora local (05:40 GMT) na terça-feira.
Com 400m de comprimento - o comprimento de quatro campos de futebol - e 59m de largura, o navio bloqueou o caminho de outras embarcações que agora estão presas em linhas nas duas direções.
fonte: bbc
Kommentarer