A confusão no canal de Suez se estende e ao terceiro dia ja está gerando um prejuízo de mais de 6 bilhões de dólares. A solução pode levar semanas.
A maré alta passou na noite de quarta-feira e o gigante de 20.388 teu Ever Given ainda não se moveu. De lado a estibordo, seu casco de 399m está conectando aos 2 continentes, mas ao mesmo tempo está interrompendo o comércio global, com mais de 140 navios atrasados e acumulando mais imprensa para o transporte do que qualquer outra coisa durante meses.
As primeiras indicações da Autoridade do Canal de Suez de que o navio gigante seria transferido dentro de dois dias agora provaram estar longe do alvo, com o CEO da controladora da empresa de salvamento holandesa supervisionando a operação avisando que o navio poderia ficar preso por semanas.
A International Chamber of Shipping estima que US $ 3 bilhões em cargas passam pela hidrovia de por dia.
O Ever Given , que a agência marítima GAC disse ter perdido energia na terça-feira de manhã, batendo em uma margem do canal e permanece preso em uma das artérias de navegação, apesar de muitos rebocadores, escavadeiras e dragas sendo utilizados para o salvamento.
“Em nossa opinião, a situação agora parece improvável que se encaminhe para uma resolução rápida, visto que não é um simples aterramento”, afirmaram analistas da Braemar ACM Shipbroking em uma atualização aos clientes hoje.
Os navios atrás do Ever Given no canal estão sendo revertidos para o sul de volta ao Port Suez para liberar o canal. As autoridades esperam fazer o mesmo com o Sempre Dado quando puderem libertá-lo.
A enorme embarcação é operada pela Evergreen, de Taiwan, e de propriedade do japonês Shoei Kisen, que hoje se desculpou pela “tremenda preocupação” que o acidente causou às outras embarcações e suas partes envolvidas.
Shoei Kisen reconheceu que a operação para movimentar o navio será “extremamente difícil”.
O gerente do navio, Bernhard Schulte Shipmanagement, insiste que o acidente aconteceu por causa dos ventos fortes, algo apoiado pelo rastreamento do navio do acidente (veja abaixo) que mostra como os navios do comboio atrás do Ever Given também se moviam erraticamente e quase estavam envolvidos em uma colisão.
fonte: splash247
Comments